Seja bem-vindo
Santa Terezinha,18/09/2024

  • A +
  • A -

Elon Musk chama governo australiano de 'fascista' após projeto sobre desinformação

g1.globo.com
Elon Musk chama governo australiano de 'fascista' após projeto sobre desinformação
Publicidade



Ataque de bilionário ao país aconteceu na quinta-feira (12). Proposta do governo prevê multas para plataformas que não conseguirem impedir disseminação de desinformação. Elon Musk em foto de 16 de junho de 2023
REUTERS/Gonzalo Fuentes/File Photo
O bilionário Elon Musk, dono da rede social X – que está suspensa no Brasil –, chamou governo de centro-esquerda da Austrália de "fascista" na quinta-feira (12). O ataque, por meio da rede social, foi feito depois da proposta de lei que prevê multas para as empresas de mídia social que não conseguirem impedir a disseminação de desinformação online, informou a Reuters.
Pelo projeto, o governo australiano poderá multar as plataformas em até 5% de sua receita global por permitir a desinformação, alinhando-se a um movimento mundial para controlar gigantes da tecnologia.
A lei proposta exigiria que as plataformas de tecnologia estabelecessem códigos de conduta para evitar a disseminação informações falsas que fossem aprovadas por um regulador – responsável por definir os padrões e aplicação de multas.
Segundo a agência, Musk, que se vê como um defensor da liberdade de expressão, respondeu a uma postagem de um usuário do X que vinculava a história da Reuters sobre a lei de desinformação com uma palavra: "Fascistas".
Leia também:
X diz que vai desistir de usar dados de europeus para treinar IA
Braço direito de chefe do X, responsável por negociar com governos deixa empresa
Em outros países, X já foi alvo de ações na Justiça e cumpriu determinações sem questionamentos
Um porta-voz da ministra de Comunicações, Michelle Rowland, disse por e-mail que as empresas que operam na Austrália devem cumprir as leis australianas.
“Este projeto de lei melhora a transparência e a responsabilidade das plataformas para os usuários e para o povo australiano”, disse Rowland.
O comentário de Musk sobre o combate à desinformação gerou críticas de outros políticos.
“Elon Musk teve mais posições sobre liberdade de expressão do que o Kama Sutra. Quando é de seu interesse comercial, ele é o campeão da liberdade de expressão e quando não gosta, ele vai acabar com tudo”, disse o Ministro dos Serviços Governamentais, Bill Shorten, ao programa matinal da Channel Nine.
Em um confronto anterior com o governo australiano, o X processou o regulador cibernético em abril para contestar uma ordem para a remoção de algumas postagens sobre o esfaqueamento de um bispo em Sydney, levando o primeiro-ministro, Anthony Albanese, a chamar Musk de "bilionário arrogante".
O X havia bloqueado os usuários australianos de visualizar as postagens sobre o esfaqueamento, mas se recusou a removê-las globalmente com base no argumento de que as regras de um país não deveriam controlar a internet.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.