Após 1ª reunião, Emanuel manda retirar LOA; Abílio prega diálogo: Manter serviços | RDNEWS
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), atendendo pedido do eleito Abilio Brunini (PL), determinou a retirada imediata da Lei Orçamentária Anual da Câmara. “Nada mais justo e correto, porque quem vai executar o orçamento é o prefeito Abílio Brunini e não mais Emanuel Pinheiro”, disse Emanuel, em coletiva à imprensa, minutos após o término da primeira reunião das equipes de transição, na sede do Palácio Alencastro.
O emedebista negou, entretanto, que sua gestão tenha cometido qualquer “pedalada fiscal”, possibilidade aventada por Abílio. Perguntado sobre o tema, o prefeito ressaltou que a equipe do gestor eleito poderá esmiuçar a LOA e fazer as adequações que julgar necessárias para atender ao plano de governo e diretrizes da nova administração, que toma posse em 1º de janeiro.
Temendo a possibilidade de uma “pedalada fiscal” de Emanuel, ao enviar para a LOA de 2025, estimada em R$ 5,4 bilhões de receita, Abilio havia solicitado que os vereadores “segurem” a tramitação até que seja realizada a compatibilidade de dados pela equipe de transição. Agora, atendendo pedido de Abílio, Emanuel mandou retirar proposta do Legislativo.
Luiz Alves/Secom Cuiabá
Abilio Brunini e Emanuel Pinheiro durante primeira reunião das equipes de transição na sede da Prefeitura de Cuiabá
Em tom amistoso, Abilio também aproveitou a reunião para solicitar que as duas equipes de transição cheguem a um denominador comum para garantir que os serviços essenciais, especialmente os relacionados à Educação e Saúde não parem. “Não podemos permitir que, no começo do nosso mandato, as matrículas não sejam feitas no prazo”, exemplificou.
Nesta linha, ele pediu que as contratações sejam mantidas e que todas as ações necessárias para garantir o funcionamento de UBSs, Upas e hospitais sejam tomadas. “Nós não defendemos nenhuma mudança radical, neste início de gestão, que vá prejudicar o andamento das unidades de saúde. Me coloco à disposição para que, neste período, a gente possa dialogar e encontrar um grande equilíbrio”, sinalizou. Abilio também solicitou que licitações em andamento, que não sejam essenciais, sejam paralisadas.
Luiz Alves/Secom Cuiabá
Reunião contou com a presença dos membros da equipe de transição da prefeitura e da nova gestão que são lideradas por Júnior Leite, secretário de Governo; e Jefferson Neves, ex-secretário estadual de Esportes.
FONTE: RDNEWS
O post Após 1ª reunião, Emanuel manda retirar LOA; Abílio prega diálogo: Manter serviços | RDNEWS apareceu primeiro em Região Araguaia.
COMENTÁRIOS