Sectel realiza, em parceria com a Marinha do Brasil, palestras sobre “Prevenção e Segurança da Navegação” em Santa Terezinha!
O capitão-tenente Nilson Bandeira, da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia, deu mais detalhes sobre o trabalho da Marinha na região.
No último dia 6 de novembro, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) de Santa Terezinha promoveu, em parceria com a Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (Marinha do Brasil), uma importante palestra sobre navegação segura para alunos da Escola Santa Terezinha. A iniciativa foi conduzida pelo sargento da Marinha Fábio Martins, que ensinou aos estudantes medidas de segurança que devem ser adotadas durante passeios em rios e lagos, bem como o uso correto do colete salva-vidas.
Na quinta-feira (7), foi realizada, na Câmara Municipal, mais uma palestra sobre o tema, desta vez voltada para os guias, pescadores e condutores de embarcações locais, com instruções sobre como fazer uma navegação segura, eficiente e dentro do que orienta a Marinha do Brasil.
O capitão-tenente Nilson Bandeira, da Agência Fluvial de São Félix do Araguaia, deu mais detalhes sobre o trabalho da Marinha na região. Ele explicou sobre os serviços oferecidos e, ainda, compartilhou dicas importantes de como evitar acidentes e trafegar pelos rios e lagos com segurança, sempre respeitando a legislação. Confira a entrevista!
Pergunta: Qual a importância de levar para as escolas esse tipo de palestra?
Resposta: Maior disseminação das informações de Segurança da Navegação a um público-alvo de adolescentes, fim criar desde cedo uma mentalidade de segurança e seu compartilhamento no ambiente familiar.
Quais ações estão sendo feitas e como a população pode contar com a Agência Fluvial de São Félix do Araguaia?
A Marinha se faz presente na região disponível a atender o cidadão que necessite dos serviços oferecidos. Qualquer pessoa pode procurar nosso atendimento presencial na Agência Fluvial de São Félix do Araguaia ou por meio de contato telefônico: (66) 3522-1278.
Cuidados básicos:
– Não conduzir embarcação sem estar habilitado;
– Não fazer uso de bebidas alcoólicas, se estiver conduzindo a embarcação;
– Fazer com que todos os passageiros façam o uso do colete salva-vidas ajustado ao corpo, inclusive o condutor;
– Não navegar com excesso de passageiros;
– Não realizar manobra perigosa;
– Cumprir as normas em vigor sobre a segurança do tráfego aquaviário.
Poderia dar dicas para a população de como prevenir acidentes no rio?
- Não conduzir embarcação se não for habilitado;
- Fazer uso do colete salva-vidas;
- Não consumir bebida alcoólica ao conduzir embarcação;
- Não realizar manobras perigosas;
- Conhecer as normas sobre navegação;
- Não navegar com excesso de passageiros;
- Buscar sempre uma mentalidade de segurança;
- Diante de dúvidas, consultar a Marinha para maiores esclarecimentos.
COMENTÁRIOS