É #FAKE que vídeo de caminhão basculante descarregando cadáveres foi gravado na Venezuela
Imagens são reais, mas na verdade foram gravadas na Colômbia, em 2022. É #FAKE que vídeo de caminhão basculante descarregando cadáveres foi gravado na Venezuela
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um caminhão basculante descarregando diversos cadáveres em um local que, segundo as legendas, fica na Venezuela. É #FAKE.
g1
O que diz conteúdo falso
🛑 A legenda que acompanha a gravação afirma:
"Olha o que o Maduro faz com os opositores."
"Uma bela democracia igual à do Lula, é isso o que pode ocorrer aqui no Brasil!!!"
"Vamos fazer esse vídeo chegar para o Trump!!"
"Tem que auxiliar com mecanismo de ações em pontos estratégicos esse país e trucidar também quem manda fazer isso."
⚠️ Como essa mensagem chegou ao Fato ou Fake? Leitores sugeriram a checagem por meio do nosso WhatsApp, +55 (21) 97305-9827.
Fato ou Fake: a checagem passo a passo
▶️ Primeiro, o Fato ou Fake submeteu a gravação ao InVID, plataforma que fragmenta vídeos em vários frames (imagens estáticas). Esse mecanismo permite pesquisar fotos em motores de busca como Google Lens, Bing e TinEye.
▶️ Foi feita, então, uma pesquisa de cada um desses quadros, para tentar identificar aparições anteriores dos mesmos registros na internet. Esse método possibilita descobrir a origem de uma imagem, apontando data e local da publicação inicial. São detalhes que revelam se o conteúdo real passou a ser usado em uma mensagem falsa.
▶️ A verificação direcionou para um post publicado em 21 de novembro 2022 no X, com uma foto idêntica a um desses frames. O conteúdo afirma, na descrição, que a imagem retrata um massacre ocorrido na Colômbia, na cidade de Puerto Guzmán – ela fica no departamento de Putumayo (veja abaixo).
Post no X publicado em 2022 mostra uma foto idêntica e afirma que está relacionada a um massacre na mesma região
Reprodução
▶️ Uma reportagem publicada no site colombiano Tubarco em 22 de novembro de 2022 mostrou uma cena do caminhão descarregando corpos, mas vista por outro ângulo (veja abaixo). O título do texto é: 'Não são 18, são 23', a identificação dos corpos levados em caminhão basculante levará dias: combates em Putumayo.
Publicação mostra a cena do caminhão descarregando corpos, mas por outro ângulo, de lateral e diz que cena foi gravada na Colômbia
Reprodução
▶️ Uma busca por palavras-chave no Youtube –, com os termos "Puerto Guzmán", "Putumayo" e "Nocitias" – levou a um vídeo publicado em 21 de novembro 2022, no canal CN Noticias El canal de la Ciudad (veja abaixo).
▶️ O conteúdo mostrou diversos cadáveres empilhados e relatou que enfrentamentos armados em Puerto Guzmán deixaram 18 mortos. Embora o vídeo tenha filtros para impedir a visualização completa das cenas chocantes, a posição dos corpos e o ambiente coincidem com aqueles mostrados no vídeo viral que circula no Brasil.
Busca por palavras-chave no Youtube levou a um vídeo publicado em 2022 que relata enfrentamentos armados em Puerto Guzman
Reprodução
▶️ Jornais colombinanos informaram que os assassinatos ocorreram em meio a confrontos entre os grupos armados Comandos de la Frontera e Carolina Ramírez. Eles disputavam, na época, o controle das rotas do tráfico de droga na região.
▶️ Além disso, um dos resultados da busca do Fato ou Fake pela origem dos frames indicou uma checagem publicada em 30 de janeiro de 2025 pelo site de verificação colombiano ColombiaCheck. Essa reportagem desmentiu que o vídeo seja deste ano e apontou ele foi gravado na Colômbia.
▶️ A checagem do ColombiaCheck tem o link para um post no X publicado em 21 de novembro de 2022, que mostra cenas similares às do vídeo viral que circula com legenda falsa no Brasil.
É #FAKE que vídeo de caminhão basculante descarregando cadáveres foi gravado na Venezuela
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
COMENTÁRIOS