Lista de espera do CNU terá mais de 16 mil classificados
![Lista de espera do CNU terá mais de 16 mil classificados](https://www.viparaguaia.com.br/arquivos/noticias/168477/lista-de-espera-do-cnu-tera-mais-de-16-mil-classificados.jpg)
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) afirma que o CNU (Concurso Nacional Unificado) contará com um banco de candidatos aprovados em lista de espera com mais de 16 mil classificados.
O concurso possibilitou que os candidatos concorressem a diferentes cargos e que escolhessem a ordem de preferência. A lista de espera estará disponível para todos os blocos do concurso e ampliará as chances de aprovação dos participantes.
Aqueles que tiverem dúvidas sobre a lista de espera ou outros detalhes do concurso poderão esclarecê-lás em uma live do MGI às 16h desta terça.
Pedro Assumpção Alves, assessor do gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, afirma que, conforme previsto no edital, o banco será formado com o dobro do número de vagas imediatas disponíveis em cada bloco. Participantes que não foram aprovados na primeira opção de preferência também serão incluídos na lista.
Inicialmente, o MGI havia previsto a formação de uma lista de 13 mil candidatos. A ampliação foi necessária, no entanto, para garantir a existência de candidatos suficientes em cada lista de espera.
Para a formação do banco, são levados em consideração os cargos e as especialidades com suas ordens de preferência escolhidos na inscrição. As vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência (PcD) também fazem parte na lista.
COMO FUNCIONA O BANCO DE CANDIDATOS?
Os candidatos terão notas e posições diferentes para cada um dos cargos em que se inscreveram, de acordo com o peso que cada eixo temático possui para os respectivos cargos.
"Dependendo da sua nota, você poderá estar apto a ocupar a vaga que você indicou como preferencial ou as seguintes. Sua nota pode ser baixa para a vaga de preferência, mas pode ser suficiente para a segunda vaga. Aí você segue na lista de espera da sua primeira preferência", diz Alves.
Quem não tiver sido aprovado, inicialmente, para sua primeira opção poderá atingir a nota mínima para entrar no seu segundo cargo prioritário e continuar na lista de espera para a primeira opção.
"O candidato concorreu a todas as vagas em que se inscreveu dentro do bloco. A classificação depende de ele atingir as notas mínimas de cada cargo e estar classificado dentro do quantitativo estipulado para o Banco", afirma o assessor.
É possível também que os candidatos da lista de espera sejam chamados para futuras contratações temporárias.
CONVOCADOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO
Os candidatos que foram aprovados na primeira lista de convocação do CNU devem se atentar para os cursos de formação da seleção. O treinamento é uma fase obrigatória, eliminatória e classificatória para nove cargos:
CARGO - CIDADE - INSTITUIÇÃO - DURAÇÃO - MODALIDADE
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) - Brasília/DF - MGI /ENAP - 580 horas - Presencial
Analista de Comércio Exterior (ACE) - Brasília/DF - MGI / ENAP - 380 horas - Presencial
Analista em Tecnologia da Informação (ATI) - Brasília/DF - MGI / ENAP - 440 horas - Presencial
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) - Brasília/DF - MGI / ENAP - 440 horas - Presencial
Analista de Infraestrutura (AIE) - Brasília/DF - MGI / ENAP - 440 horas - Presencial
Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) - Brasília/DF - MTE / CEBRASPE - 208 horas - Híbrido
Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (ANEEL) - Brasília/DF - ANEEL / CEBRASPE - 140 horas - Presencial
Ao todo, 2.305 candidatos forma convocados para a etapa e devem confirmar sua participação até as 23h59 desta quarta-feira (5) na área do candidato do site da Cesgranrio.
Aqueles que não confirmarem estarão eliminados tanto do cargo convocado quanto dos indicados como de menor preferência.
Caso o participante seja chamado para o curso de formação de sua terceira opção nesta terça, por exemplo, e confirmar sua participação, ele também continua na disputa das vagas da sua primeira e segunda opções e pode ser chamado nas listas do dia 11 ou 18, caso alguma vaga seja liberada.
Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo.
CONVOCAÇÕES
- 4 de fevereiro: Primeira convocação
- 11 de fevereiro: Segunda convocação
- 18 de fevereiro: Terceira convocação
- 28 de fevereiro: Publicação da lista definitiva dos convocados para matrícula
ENAP
Para participar dos cursos de formação promovidos pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), os participantes deverão realizar a matrícula por meio de um formulário eletrônico de forma online no site da escola. O prazo para a matrícula começa no dia 10 de março, às 8h, e se encerra no dia 18 de março, às 23:59.
CEBRASPE
Para os cursos ofertados pelo Cebraspe, o edital de informações sobre A matrícula no curso de formação, bem como com os procedimentos para envio da documentação será divulgado no site do Cebraspe, na data provável de 12 de março de 2025.
O MGI recomenda que os candidatos preparem os seguintes documentos para a matrícula:
- 1) Cópia digital de documento de identidade ou carteira nacional de habilitação, que conste o número do CPF e foto legíveis;
- 2) Comprovante de pedido de licença para curso de formação (ofício ou despacho assinado eletronicamente ou formulário do SEI), a contar da data de início do curso;
- 3) Cópia de pedido de exoneração do cargo/função (a data da exoneração a contar da data de início do curso de formação) e da prova de recebimento pela unidade de recursos humanos do órgão de origem do candidato, se for ocupante de cargo em comissão ou função de confiança na Administração Pública Federal;
- 4) Conta corrente de titularidade própria, para fins de recebimento do auxílio financeiro durante o curso de formação. Não serão aceitas conta poupança ou conta conjunta.
APROVAÇÃO
Para serem aprovados no curso de formação, os candidatos deverão frequentar o curso integralmente e serem aprovados. As seguintes condições também devem ser atendidas:
- Obter a média final de no mínimo 70% do número máximo de pontos
- Obter no mínimo 60% do número máximo de pontos de cada prova
- Frequentar todas as aulas pontualmente, com exceção do limite de 25% de faltas justificadas
CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÕES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO
Etapa - Data
Divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da 1ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 - 4 de fevereiro
Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do Bloco 8 - 4 de fevereiro
Divulgação da 1ª convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7 - 4 de fevereiro
Prazo para confirmação de participação em curso de formação - 4 e 5 de fevereiro
Divulgação da 2ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 2ª convocação para cursos de formação - 11 de fevereiro
Prazo para confirmação de participação em curso de formação - 11 e 12 de fevereiro
Divulgação da 3ª lista de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e 3ª convocação para cursos de formação - 18 de fevereiro
Prazo para confirmação de participação em curso de formação - 18 e 19 de fevereiro
Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos cursos de formação - 28 de fevereiro
PRÓXIMOS PASSOS DO CNU
Etapa - Data
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos - 4 de fevereiro de 2025
Previsão de divulgação dos resultados finais - 4 de fevereiro de 2025
Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos cursos de formação - 28 de fevereiro de 2025
COMENTÁRIOS