Região de Querência, Canarana e Água Boa se torna a segunda maior produtora de grãos de Mato Grosso
QUERÊNCIA – A região Nordeste de Mato Grosso, composta por 22 municípios, incluindo Canarana, Querência e Água Boa, alcançou um marco significativo ao se tornar a segunda maior produtora de grãos do estado, ultrapassando a região Sudeste. Atualmente, a liderança permanece com a região Médio-Norte, que possui uma previsão de produção de 31,84 milhões de toneladas na safra 2024/25, distribuídas entre soja (13,7 mi/t) e milho (18,14 mi/t).
Dentro do Nordeste de Mato Grosso, Querência destaca-se como o município com a maior área plantada de soja, ultrapassando 400 mil hectares. Logo em seguida, Canarana ocupa a segunda posição, com 350 mil hectares dedicados à cultura da soja. Já Água Boa semeou 250 mil hectares com a oleaginosa. São Félix do Araguaia e Gaúcha do Norte são outros dois grandes produtores de grãos na região.
No contexto estadual, Mato Grosso tem uma previsão de colher 45,85 milhões de toneladas de soja e 48 milhões de toneladas de milho na safra 2024/25, alcançando quase 100 mi/t nas duas principais culturas (93,85). Esses números reforçam a posição do estado como líder na produção de grãos no Brasil.
Os dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Por OPioneiro.
O post Região de Querência, Canarana e Água Boa se torna a segunda maior produtora de grãos de Mato Grosso apareceu primeiro em O Pioneiro.
COMENTÁRIOS