Seja bem-vindo
Santa Terezinha,05/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Trump apresentará plano para acabar com guerra na Ucrânia, diz agência

g1.globo.com
Trump apresentará plano para acabar com guerra na Ucrânia, diz agência
Publicidade



Proposta seria exposta durante conferência de segurança na Alemanha, entre 14 e 16 de fevereiro, próximo ao aniversário de três anos do conflito. Trump prometeu terminar rapidamente com a guerra. Zelensky e Trump se reúnem na Trump Tower, em Nova York, em 27 de setembro de 2024
Shannon Stapleton/Reuters
O governo Trump apresentará na semana que vem um plano para acabar com a guerra na Ucrânia, segundo a agência americana "Bloomberg".
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O plano seria mostrado aos aliados dos EUA em uma conferência de segurança que ocorrerá em Munique, na Alemanha, entre 14 e 16 de fevereiro. O país será representado pelo assessor especial de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, de acordo com a agência.
A conferência acontecerá uma semana antes de a guerra entre Ucrânia e Rússia completar três anos. Não foram divulgados detalhes da proposta americana.
Durante a campanha, Donald Trump disse repetidas vezes que, fosse ele o presidente em 2022 no lugar de Joe Biden, a guerra na Europa Oriental jamais ocorreria. Ele também prometeu resolver a guerra assim que assumisse o mandato ou até antes.
'Terras-raras'
Na última segunda-feira (3), Trump indicou que poderia condidionar sua ajuda à Ucrânia a um acordo para controlar recursos minerais encontrados no país europeu, chamados de "terras-raras" — materiais como manganês, urânio, titânio, lítio, minérios de zircônio, usados principalmente na indústria eletrônica.
A exploração dos solos ucranianos permitiria a Washington uma menor dependência do mercado chinês. Consequentemente, esses materiais também interessam aos europeus pelas mesmas razões.
De acordo com a mídia ucraniana, Kiev seria favorável à exploração de seus solos. Isso até faria parte do plano para a vitória ucraniana — que havia sido elaborado muito antes de Trump ser eleito presidente.
O plano em questão permitiria que países aliados explorassem os recursos ucranianos, com uma condição: que houvesse garantias reais de que essas terras não estivessem nas mãos dos russos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.