Centro que abriga superlaboratório Sirius abre para visitação gratuita; veja como participar

Publicidade
Publicidade
Evento é aberto para grupos escolares e público geral, nos dias 30 e 31 de maio de 2025, e conta com atividades pelo campus. Maior obra científica do Brasil, Sirius fica no CNPEM, em Campinas (SP)
Cesar Cocco
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), promoverá mais uma edição do Ciência Aberta, evento gratuito que oferece ao público a oportunidade de conhecer um dos mais avançados complexos científicos do Brasil.
A programação será realizada nos dias 30 e 31 de maio, com visitas ao acelerador de partículas Sirius e aos laboratórios de biotecnologia, nanotecnologia e ciências dos materiais.

No dia 30 de maio, a visitação será exclusiva para grupos escolares, com inscrição prévia pelo site. Já no dia 31 de maio, o evento será aberto ao público geral, sem necessidade de cadastro.
Em 2024, a iniciativa reuniu mais de 21 mil visitantes.
Ciência para todos
Conhecido como o “parque de diversões da ciência”, o Ciência Aberta tem como objetivo aproximar a sociedade da pesquisa científica. Durante a visita, os participantes poderão conhecer os bastidores de descobertas que impactam áreas como saúde, energia e sustentabilidade.
A entrada é gratuita, e a organização sugere a doação de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a projetos sociais.
Sirius: cientistas priorizaram a montagem de duas linhas, entre elas a Manacá, que podem ajudar no combate ao novo coronavírus
Cristiane Duarte/CNPEM
Sobre o CNPEM
O CNPEM é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O complexo abriga quatro laboratórios nacionais e a Ilum Escola de Ciência, que forma novos cientistas.
Além do Sirius, o maior acelerador de partículas da América Latina, o centro desenvolve projetos de ponta, como o Projeto Orion, voltado para pesquisas avançadas em patógenos.
Serviço:
Data: sexta-feira e sábado, 30 e 31 de maio, das 9h às 15h
Local: CNPEM
Endereço: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000
Quanto: entrada gratuita, com inscrição prévia para grupos escolares
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
FONTE: Lapada Lapada
O post Centro que abriga superlaboratório Sirius abre para visitação gratuita; veja como participar apareceu primeiro em Região Araguaia.
COMENTÁRIOS